Jan Hus, que viveu entre os anos de 1372-1415 foi um sacerdote católico e professor da Universidade de Praga, na Boêmia. Ele foi influenciado pelos escritos do inglês John Wycliff contra os desvios da Igreja Católica.
Hus defendia a autoridade suprema das Escrituras Sagradas. Defendia que a igreja tivesse uma vida semelhante à de Cristo. Dizia que todos os eleitos são membros da igreja e que o seu Cabeça é Cristo e não o Papa. Por esses ensinos, que eram contrários aos da Igreja, Hus foi condenado à morte na fogueira pelo Concílio de Constança, mas antes de morrer, já condenado a morte afirmou: "Podem matar o ganso (em alemão, sua língua natal, huss é ganso), mas daqui a cem anos, Deus suscitará um cisne que não poderão queimar". Exatamente 102 anos mais tarde após sua morte, no dia 31 de Outubro de 1517, o monge agostiniano Martinho Lutero fixou nas portas da Igreja de Witenberg na Alemanha as 95 teses contra os desvios da Igreja Católica. Com essas teses, Lutero chamava o clero para um debate e conclamava a Igreja Católica a voltar a Bíblia.
O que foi então a Reforma Protestante?
A reforma foi um movimento religioso de volta aos ensinos da Palavra de Deus e a retomada da identidade da Igreja segundo a Bíblia.
Na Reforma Protestante, a verdade de Deus prevaleceu e sempre prevalecerá: “Porque nada podemos contra a verdade, senão em favor da própria verdade.” (2 Coríntios 13.8)
Ore agradecendo a Deus por ter conhecido a verdade e peça que Ele lhe ajude a sempre viver na verdade do Evangelho.


0 Comentários